Texto Dissertativo- como planejar
Como planejar um texto dissertativo
Vamos a mais uma postagem sobre texto dissertativo. Hoje
falaremos sobre o parágrafo introdutório.
Antes de começar um texto, lembre-se de uma coisa:
Parágrafo introdutório
"Eu não sei como começar a minha
redação". Quantas vezes você já não disse isso?
É verdade. Essa tarefa pode tornar-se difícil,
se você não parar um pouco para pensar sobre o que vai escrever, principalmente
se você tem de produzir um artigo de opinião. Como você já sabe, em um artigo
de opinião você expõe o que pensa sobre determinado assunto, com a intenção de
convencer os leitores de seu texto a aderir à sua ideia. Portanto, é
fundamental escolher bem seus argumentos, caso contrário, não conseguirá essa
adesão.
O parágrafo introdutório é o norteador de toda a estrutura
dissertativa, aquele que carrega uma ideia nuclear a ser utilizada de maneira
pertinente em todo o desenvolvimento do texto. A introdução deve ser feita em
apenas um parágrafo (nunca mais que um) e deve conter aproximadamente 5 linhas.
Para encontrar uma maneira interessante de iniciar seu
texto, é importante que você pense previamente sobre tudo o que pretende
escrever. Faça-se as seguintes perguntas:
- O
que penso sobre esse
assunto?
- Que
ideias tenho a respeito dele?
- Quais
as causas disso?
- De
que forma isso acontece?
- Em
quais setores?
- Quais
as conseqüências disso?
- O
que pode ser feito para sanar o
problema?
Se, ainda assim, a ideia para iniciar seu
texto não lhe vier à mente, se lhe faltarem as palavras, faça
uso de algum dos seguintes artifícios:
1. Apresente uma afirmativa e já dê pistas de que
discordará dela, ou amplie-a, revelando uma outra abordagem para ela.
Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro consegue,
com um jeitinho aqui, outro ali, sair--se bem das mais diferentes situações.
Conhecido internacionalmente, o jeitinho brasileiro faz parte da identidade
nacional e, para a grande maioria, é motivo de orgulho. O que se percebe, no
entanto, é que essa característica, em lugar de ser incentivada e elogiada,
deveria ser abolida, pois está associada, no Brasil atual, a relações muito
pouco honestas e respeitosas.
2. Apresente uma afirmativa e dê pistas de que
apresentará os pontos positivos e os pontos negativos dela.
Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro consegue,
com um jeitinho aqui, outro ali, sair-se bem das mais diferentes situações.
Conhecido internacionalmente, o jeitinho brasileiro faz parte da identidade
nacional. Se, por um lado, essa característica revela a criatividade e a
picardia do povo brasileiro, por outro, pode ser avaliada negativamente, pois
traz sérias implicações éticas no que se refere à vida política e às relações
pessoais no cotidiano.
3. Apresente uma afirmativa e discorra
sobre ela, confirmando-a.
Ex.: Mais flexível que outros povos, o brasileiro consegue,
com um jeitinho aqui, outro ali, sair-se bem das mais diferentes situações.
Conhecido internacionalmente, o jeitinho brasileiro faz parte da identidade
nacional e é motivo de orgulho. Ele revela criatividade, tolerância e
capacidade de lidar com os imprevistos.
4. Apresente uma afirmativa e
relativize-a, questione-a.
Ex.: "Uma nova geração de profissionais está assumindo
cargos importantes dentro das empresas brasileiras. Tecnicamente bem
qualificada, essa geração tem ocupado rapidamente o nível médio das
organizações. Enquanto isso sonha com o topo. Mas será que qualificação técnica
será suficiente no futuro?" (VOCÊ S.A. jul. 2001, p. 23.)
5. Apresente um fato e dê pistas
de que abordará as causas dele.
Ex.: Nove milhões de brasileiros vivem em bolsões de
pobreza. O direito humano a uma alimentação adequada, à moradia, à saúde é
desrespeitado todos os dias neste Brasil de contrastes. A falta de
sensibilidade política, social e ética, evidente nas políticas estabelecidas em
gabinetes, e a impunidade em relação aos que desviam os recursos do país são as
principais causas da violação desse direito.
6. Apresente uma afirmativa com
base numa ocorrência (condição) que pode embasar sua argumentação.
Ex.: Se, com dezesseis anos, os jovens podem, por meio do
voto, decidir o destino da nação e são considerados maduros o suficiente para
escolher uma profissão para o resto da vida, nos exames vestibulares, deveriam
ter também direito a dirigir, uma vez que o grau de responsabilidade decorrente
dessas ações é o mesmo.
Fonte:
http://www.tudonalingua.com/news/disserta%C3%A7%C3%A3o-texto-introdutorio%E2%80%93-como-fazer-/
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